O SAAE

O SAAEB, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, é uma Autarquia Municipal, criada pela Lei nº 1.300 de 23 de dezembro de 1.971.

Instalado em 01 de Janeiro de 1.974, teve como suas sedes:
Av. 13 nº 557 (14 x 16) primeira sede - imóvel alugado.
Praça Francisco Barreto nº 327 (16 x 18) segunda sede, onde hoje está instalado o Banco Real.

R. 30 nº 525 (33 x 35) – terceira sede - imóvel alugado.

R. 30 nº 220 (39 x 41) - sede atual desde 1992 (IMÓVEL PRÓPRIO).

Compete ao SAAE operar, manter, conservar e explorar, diretamente os serviços de água potável e de esgotos sanitários, bem como exercer quaisquer outras atividades relacionadas com os sistemas públicos de água e esgotos, defender os cursos de água do município contra a poluição.

O SAAEB, conta com quadro de pessoal próprio, composto por 190 funcionários estatutários e 11 comissionados (maio 2011). É dirigido por um Superintendente nomeado pelo Sr. Prefeito Municipal com aprovação da Câmara Municipal.

Abastece com água tratada o Município de Barretos e os Distritos de Alberto Moreira, Ibitú e Adolfo Pinto, perfazendo uma população com mais de 112.102 habitantes (IBGE 2002).

O sistema de distribuição de água é composto por 500 Km de redes, contando com 39.852 ligações de água (Maio/2011).

O sistema de coleta de esgoto é composto por 499 Km de redes coletoras que levam o esgoto às Estações de Tratamento.

Hoje o SAAE atende 100% da população do município com redes de água e 100% com redes de esgoto. Dos 100% de esgoto coletado, 100% são tratados.

O Distrito de Alberto Moreira, também conta com 100% do esgoto coletado e tratado, pois naquela localidade foi construída pela Autarquia lagoa para tratamento do esgoto.

No Distrito de Ibitú foi construída  e inaugurada em 2011 Lagoa para Tratamento de Esgoto Sanitário, com Recursos do FEHIDRO, sendo as redes coletoras de esgoto construídas com recursos próprios do SAAE Barretos.O Distrito de Ibitú agora conta com 100% de esgoto tratado.

O SAAE, atualmente, possui:
02 Estações de Captação de Água superficial (Córrego Pitangueiras e Córrego Aleixo);
02 Estações de Tratamento de Água (ETA) (Pereira e Baroni);
07 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) (Barretos II (ETE I), Dama (ETE II), Fazenda Buração (ETE III), Estrada da Vendinha (ETE IV), Distrito Industrial (ETE V), Alberto Moreira (ETE VI), Ibitú (ETE VII);
20 Reservatórios de água com capacidade total de 17.790.000 litros;
02 Poços profundo Aqüífero Guarani (Dom Bosco e Comitivas);
07 Poços profundo Serra Geral - Adamantina (03 Cristiano de Carvalho, São Francisco, Alberto Moreira, Ibitú e Adolfo Pinto).

Qualidade
O SAAE possui laboratórios físico-químicos e bacteriológicos que garantem a qualidade da água tratada que será distribuída à população.

O controle da qualidade também é feito por meio das análises de água realizadas diariamente durante o processo de produção na ETA (Estação de Tratamento de Água) e nas amostras de água coletadas em vários pontos da cidade.

Visitas Escolares
As Estações de Tratamento de Água e de Esgotos recebem todos os anos vários estudantes da rede pública e particular, de vários níveis escolares.

Para agendar uma visita às estações basta a escola protocolar a solicitação na Sede do SAAE, através de oficio encaminhado ao Superintendente da autarquia. Outras informações sobre visitas à ETA ou ETE podem ser obtidas com no Setor Administrativo do SAAE, pelo telefone 3321-5313.


Conheça um pouco sobre a Cidade de Barretos e como iniciou o Saneamento Básico
SAAEB - Todos os direitos reservados. ©2017 - Desenvolvido pela Williarts Internet